sábado, 6 de agosto de 2011

OLÁ PESSOALLLLL...DEPOIS DE UM LONGO PERÍODO DE FÉRIAS VOLTAMOS A POSTAR EM NOSSO HUMILDE BLOG !

É ISSO AI PESSOAL... COMO PUDERAM PERCEBER NÓS MEMBROS DO BLOG DEMOS UM TEMPINHO NAS POSTAGENS, MAS....RESOLVEMOS VOLTAR A ATIVA DE CARA NOVA E POSTAGEM NOVA !!!

E PARA ESTREAR A NOVA ETAPA DO CIÊNCIA INTERATIVA MELHOR DO QUE NUNCA, INICIAREMOS COM UM DOS TEMAS QUE MAIS GOSTAMOS...

                                                EXPERIÊNCIAS CIENTÍFICAS

VAMOS LÁ...A EXPERIÊNCIA QUE EU ENSINAREI A FAZER HOJE É BEM SIMPLES...NA VERDADE NEM É UMA EXPERIENCIA-ÊNCIA....KKK....É MAIS PARA VOCÊS APRENDEREM A SE DIVERTIR COM MATERIAIS FLUORESCENTES, E DE UM FORMA SEGURA. BOM, EU E UNS AMIGOS FIZEMOS ESSA BRINCADEIRA DURANTE UM DIA DE AULA... OS RESULTADOS VOCÊS PODERAM VER ABAIXO :

                                                              '' OS VÍDEOS...''

video

video

'' AS FOTOS...''


 
 O MATERIAL UTILIZADO FOI : 

* LÂMPADA NEGRA (LUZ NEGRA) ;
* SABÃO EM PÓ OU ÁGUA TÔNICA;
* BECKER DE 500 ml,
* MARCA TEXTO AMARELO E ROSA;
* ÁGUA.

COMO FIZEMOS ? 

O PROCESSO É MUITO SIMPLES... É SÓ ACENDER A LÂMPADA EM UM LUGAR TOTALMENTE ESCURO (QUANTO MAIS ESCURO MAIS FLUORESCENTE FICA) E FAZER DESENHOS COM O MARCA TEXTO SEJA NA SUA PELE, ROUPA OU PAPEL, E APROXIMAR DA LUZ NEGRA....DAÍ BASTA CONFERIR O RESULTADO. VOCÊ TAMBÉM PODE, POR EXEMPLO, DESPEJAR UM POUCO D'ÁGUA EM UM BECKER, APROXIMÁ-LO DA LUZ NEGRA E JOGAR AOS POUCOS SABÃO EM PÓ OU ÁGUA TÔNICA, QUE TAMBÉM POSSUI PROPRIEDADES DA FLUORESCÊNCIA.

É ISSO AI GALERA...NESSA BRINCADEIRA VOCÊS PODERAM PERCEBER COMO SE COMPORTAM OS MATERIAIS FLUORESCENTES NA PRESENÇA DA LUZ NEGRA...
 
                                                       '' EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA ''


MAS O QUE É FLUORESCÊNCIA ??? 


 O FENÔMENO DA FLUORESCÊNCIA CONSISTE NA EMISSÃO DE LUZ RESULTANTE DE UM PROCESSO DE EXCITAÇÃO ELETRÔNICA. ESSE PROCESSO TEM COMO CARACTERÍSTICA O FATO DE QUE APÓS A FONTE DE ENERGIA SER DESLIGADA (NO NOSSO CASO QUANDO A LUZ NEGRA FOR DESLIGADA) A EMISSÃO DE LUZ TAMBÉM TEM FIM.  ASSIM, QUANDO VOCÊS FIZEREM ESSE EXPERIMENTO, VÃO PERCEBER QUE OS MATERIAIS UTILIZADOS POR NÓS, QUE APRESENTAM PROPRIEDADES DA FLUORESCÊNCIA, PARAM DE ''BRILHAR'' QUANDO AFASTADOS DA LUZ NEGRA.


MAS O QUE É A LUZ NEGRA ? QUAIS PROPRIEDADES ELA POSSUI QUE FAZ COM QUE ESSES MATERIAIS FLUORESCENTES BRILHEM EM SUA PRESENÇA ???


BEM, A LUZ NEGRA CONSISTE EM UMA LÂMPADA FLUORESCENTE COMO AS OUTRAS, MAS QUE A DIREFENCIA EM UM ASPECTO EM PARTICULAR, POIS NELA É USADO FILTROS DE LUZ PARA ABSORVER A LUZ DO FILAMENTO AQUECIDO. ELES ABSORVEM TUDO EXCETO A LUZ INFRAVERMELHA E UV-A, ALÉM DE UM POUCO DA LUZ VISÍVEL.


CUIDADO :  A LÂMPADA NEGRA EMITE LUZ UV !!! DESSA FORMA, NÃO FIQUE OLHANDO FIXAMENTE PARA A LÂMPADA POR MAIS DE 30 MINUTOS, POIS DECORRIDO ESSE TEMPO SUA RETINA COMEÇARA A SOFRER SÉRIOS DANOS.


NA LÂMPADA FLUORESCENTE NORMAL, A LUZ BRANCA VEM DA INCIDÊNCIA DA RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA NA TAL CAMADA DE FÓSFORO. COM A LUZ NEGRA, ESSE FENÔMENO DE FLUORESCÊNCIA MUDA DE LUGAR, POIS QUANDO ESTAMOS EM UM AMBIENTE ESCURO AS ROUPAS CLARAS FAZEM O PAPEL DO FÓSFORO E REEMITEM A LUZ QUE RECEBEM, DANDO A IMPRESSÃO DE QUE ESTÃO BRILHANDO. OU SEJA, A LUZ UV EMITIDA REAGE COM VÁRIOS FÓSFOROS EXTERNOS EXATAMENTE DO MESMO MODO QUE A LUZ UV DENTRO DE UMA LÂMPADA FLUORESCENTE REAGE COM O REVESTIMENTO DE FÓSFORO. ASSIM, OS FÓSFOROS EXTERNOS BRILHAM ENQUANTO A LUZ UV ESTÁ BRILHANDO SOBRE ELES. DESSA MANEIRA, PUDEMOS APRENDER QUE OS MATERIAIS UTILIZADOS POR NÓS TEM ''FÓSFORO''...ISSO MESMO... > FÓSFORO <  ELEMENTO QUÍMICO QUE PROPORCIONA A OCORRÊNCIA DESSE FENÔMENO DA FLUORESCÊNCIA !!! 


É ISSO AI...ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DA POSTAGEM DE REABERTURA DOS PORTÕES DO CIÊNCIA INTERATIVA...FIQUEM LIGADOS...EM BREVE MAIS UMA...


                                         >>  SUPER POSTAGEM <<


ATÉ MAIS !!!

Um comentário: