quinta-feira, 10 de março de 2011

Pregando peça com a Fenolftaleína ( ''sangue do diabo'' - Como fazer...? )

Aloha ! Enquanto vocês, caros leitores do nosso blog, não decidem o assunto da próxima postagem, aqui vai uma dica de experiência fácil de fazer e muito divertida, para o caso de vocês demorarem muito pra se decidirem...É uma ótima brincadeira pra quem gosta de ''tirar uma'' com a cara dos outros [ kkk (com segurança, é claro ) ].


É bem simples a experiência.Vejamos:


Tópico 1 - Ingredientes


* amoníaco ( pode ser comprado em farmácias, e apresenta baixo custo);
* fenolftaleína (é encontrado em laboratórios de análises clínicas, por exemplo );
* álcool líquido (álcool comum utilizado na limpeza doméstica);
* água.


Tópico 2 - Modo de preparo


Misture 20 ml de fenolftaleína com 50 ml de álcool. Essa é a substância indicadora, sendo que apresenta coloração avermelhada em meio básico e coloração neutra em meio neutro ou ácido.
Agora coloque em um segundo reservatório 150 ml de água e 80 ml de amoníaco.
Basta ir misturando com calma a substância indicadora no segundo reservatório, prestando atenção na mudança de cor. Assim, basta escolher o ''tom de vermelho'' que você quer e está pronto o ''sangue do diabo''.


PRONTO... Basta você colocar a mistura em um pulverizador ( borrifador ) para começar a jogar o líquido na roupa das pessoas. Elas vão ficar muito irritadas, achando que você estragou, manchou a vestimenta delas....uashaus ( mais logo logo a mancha some... veja a explicação no Tópico 3 ).


MAIS NUNCA JOGUE PRÓXIMO AO ROSTO.


LEMBRE-SE : EM TODO O PROCESSO DE PREPARO, AS SUBSTÂNCIAS UTILIZADAS NÃO PODEM TER CONTATO COM OS OLHOS E NÃO PODEM SER CHEIRADAS !!!

Tópico 3 - Explicação Científica


O produto é na verdade uma base, o hidróxido de amônio. Esta substância é instável e se decompõe rapidamente em amônia e água, e a amônia por sua vez é um gás, na temperatura ambiente, e evapora muito rapidamente.
A substância presente na roupa da pessoa então é agua pura, que é neutro, o sinalizador então, que no nosso caso será a fenolftaleína,  fica incolor, e a roupa volta ao estado normal sem deixar nenhum vestígio de manchas.


É ISSO AI GALERA DO CIÊNCIA INTERATIVA E AFINS...ESPERO QUE GOSTEM DA BRINCADEIRA ( REALMENTE VALE A PENA FAZER ESSA EXPERIÊNCIA ) !


ATÉ MAIS...

Um comentário:

  1. kkkkkkkkk...
    caaara .. vou fazer isso ..
    gostei!
    ;*

    ResponderExcluir